sábado, 26 de maio de 2012

A "destruição" dos últimos 50 Metros do Aqueduto Romano Sete Fontes/S.Vicente/Braga.

V Dia - Sexta-feira ,a actualidade dos acontecimentos.

A Agere já restabeleceu a ligação provisória. - Reparar nas Cápeas de granito que cobriam o aqueduto subterrâneo.

 - Reparar no aqueduto das aguas (lado direito).As pedras inteiras, blocos trabalhados.Estes tem um orifício no meio de diâmetro maior que o tubo que vêem de PVC.

 - Estes blocos encaixam uns nos outros, tudo em pedra,tipo macho/fêmea, onde circularia a agua de abastecimento á cidade Bracara Augusta.

- Reparar numas pequenas "saliências", são uns tacos de pedra aplicados recentemente 1936? na parte lateral da conduta.Estes buracos são os chamados "raposos" pois era por aqui que os "Agueiros" caminhando na Galeria Subterrânea, faziam a limpeza do aqueduto, retirando as sujidades da agua.

- Agora tenham atenção o seguinte,estas condutas em pedra atrás mencionadas vem desde as Sete Fontes até ao Centro da Cidade de Braga.São cerca de 4.0000 metros, isto não é Património ? Sim é muitíssimo! Por isso é necessário preservar e musealizar uma parte na Rua de S.Vicente.Os Bracarenses tem direito a isso. Temos que ter a capacidade de criar "museus" para fixar os turistas, passando a sua permanecia na cidade de Horas para Dias.Para isso bastaria limpar a Galeria cerca de 4 metros de comprimento, dar tratamento a tubagem de ferro e colocar uma grade em ferro por cima,pois permitiria observar as duas condutas. Solução económica.

- Para saberem mais desta "arte" aproveitem uma visita às Sete Fontes. Aconselho a irem uma visita guiada, como Ex.ASPA, JovemCoop e o Sr.Peixoto da Agere, um técnico "agueiro" excelente.O Parque das Sete Fontes a vinte/trinta minutos a pé do centro da cidade é maravilhoso,lamento estar abandonado.Numa visita o Prof.Miguel Bandeira, aquando da chegada, pediu a todos um minuto de silêncio, sensação única, tão perto da cidade e o silencio só quebrado pelas ambulâncias. Ali parece que realmente vivemos em Paz com a natureza e o seu eco-sistema.Todas as cidades tem um Parque, Zona verde a sério, porque que Braga não há-de ter?

Sem comentários:

Enviar um comentário