segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Irmandade do Mártir São Vicente inaugura mostra do futuro Núcleo Museológico.



Irmandade do Mártir São Vicente inaugura mostra do futuro Núcleo Museológico.
20.01.2013
Irmandade do Mártir São Vicente inaugura mostra do futuro Núcleo Museológico.

A Irmandade do Mártir São Vicente inaugurou hoje, nas instalações da Igreja, uma mostra daquilo que será o futuro Núcleo Museológico da Irmandade. Na inauguração estiveram presentes, além dos Corpos Gerentes da confraria, presididos pelo Juiz, José Pinto, o Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral e responsável pelo Instituto de História e Arte Cristã da Arquidiocese de Braga e, no final da Eucaristia das 12h, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. Nesta primeira mostra os vicentinos e todos interessados poderão admirar um importante espólio artístico, pertencente à Irmandade do Mártir São Vicente que tem já mais de 400 anos de história. O objetivo desta mostra é, por um lado, dar a conhecer todo o espólio que constituirá o futuro museu, como também, alertar a consciência de todos para a necessidade e importância da preservação do património, de forma a preservar a História da Irmandade, que conta com mais de quatro séculos.
Além de todo o espólio artístico, a Irmandade, aproveitou ainda, para expor alguns livros pertencentes ao espólio documental da mesma, fundamentais na reconstrução da sua História e que estão já a ser trabalhados.
A constituição de um Museu em espaço próprio constitui um dos objetivos dos novos Corpos Gerentes, eleitos em Junho de 2012 e que, esta mostra vem agora dar sentido a esse objetivo, estando já a mesma a trabalhar no sentido da angariação de fundos e execução e um projeto de recuperação da igreja que será submetido ao QREN.

Ariana Almendra
Secretária da Mesa Administrativa


Sem comentários:

Enviar um comentário