quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Partilha de Saberes - Rua dos Chãos de Cima (actual Rua S. Vicente) de Luís Dias Costa/ E.P. Oliveira



Partilha de saberes de Luís Dias Costa porque se trata da história também da nossa rua ...Porque existia a RUA DOS CHÃOS DE CIMA, actual rua de S. Vicente.

Luís Dias Costa
RUA DOS CHÃOS

1º CHÃO : superfície de terra que pisamos, entre outros significados, pavimento, fácil de percorrer.
2º TOMBO, pag. 133. “Primeiramente como vai para o Carvalho dos Ramos (limite norte da cidade, junto a São Vicente que ficava já fora do aro citadino). Segundo o Dr. Alberto Feio “há num testamento de 1281 em figura como existente a rua dos Chãos . . . Mas já em 1211 se fala em domus de illo qui vocitante chanos que presuma a existência do arruado”.
3º RUA dos CHÃOS DE BAIXO. No mapa de André Soares, de 1757, 
+ ou -, aparece com este topónimo a rua que saindo do Largo do Eirado ou Ourado (hoje largo Terceiros) ia, como vai, até aos Penedos. Porque era Chãos de Baixo? Porque existia a RUA DOS CHÃOS DE CIMA (actual rua de S. Vicente).
4º Pelo exposto no exemplo 2º. na Idade Média devia existir o arruado Chãos. É bem velhinha! . . .
5º Teve outrora, os seguintes nomes.
Entre 1860/70 .RUA DOS CHÃOS DE BAIXO.
e até 27/01/1905, rua DOS CHÃOS.
De 27/01/1905, a 13/10/1910, rua CONSELHEIRO JOSÉ LUCIANO
De 13/10/ a 3/08/1942, rua CÃNDIDO DOS REIS.
De 3/08/42 até hoje rua DOS CHÃOS.
6 º No entanto e votando ao século XIX, em 3/03/1890, foi proposto dar-lhe o nome de Serpa Pinto, nome que nunca foi aprovado.
7º O nome de rua de CHÃOS DE BAIXO, o prazo mais antigo é de 1469, mencionando RUA DOS CHÃOS DE BAIXO.
8º a RUA CHÃOS DE BAIXO, era mais estreita e fazia um cotovelo, e a sua direcção não era como a de hoje. Isso podemos constatar ao vermos o edifício do antigo Ateneu. Deve ter sido alterada para o traçado de hoje, nos primeiros anos do século XX. Era e é o caminho para São Vicente, Infias, Montariol onde devia tomar a estrada romana em direcção a Adaúfe. No entanto devemos ter em atenção que a estrada romana saía da Bracara Augusta, por Monte Castro e, depois tomava a direcção de Montariol. Havia na Urbanização de Infias, cheguei a ver, o lagedo das estrada romana.
As actuais edificações devem datar dos princípios do século XX, apesar de uma fachada ter azulejos que nos sugerem o século XVIII, mas é engano são do e XX, embora o figurado dos desenhos nos remeta para exemplares de Braga em igrejas, conventos e palácios.

Creio ter dado aos amigos informações que recolhi em publicações, como “Estudos Bracarenses” de E.P.Oliveira.

LUIS COSTA ( Partilha de Memórias de Braga)

Sem comentários:

Enviar um comentário